terça-feira, 28 de setembro de 2010

Professores JP, Mazin e Jean se apresentam na 27ª Expomusic

Entre os dias 22 e 26 de setembro, de quarta a domingo, aconteceu a vigésima sétima edição da Feira Internacional da Música, realizada no espaço Expo Center, na cidade de São Paulo. Voltado exclusivamente para o segmento profissional da música, o evento contou com a participação de 200 expositores de instrumentos musicais, sonorização e iluminação. Nesta edição, a Expomusic 2010 reafirmou as potencialidades do segmento, superando a expectativa de 50 mil visitantes, interessados nos lançamentos anuais de novos modelos e marcas de instrumentos musicais, áudio e iluminação profissionais e material didático.
Um dia antes da Expomusic 2010, dia 21 de setembro, os Professores JP e Mazin tocaram no Tagima Dream Team and Convention, outro megaevento, aberto para os lojistas e o público apreciarem o trabalho dos artistas, patrocinados pela Tagima, tocando ao vivo, em três palcos distribuídos entre dois menores para workshows. Este evento também contou com a participação de outros grandes músicos como Arthur Maia, Marcinho Eiras, Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Juninho Afram, Mozart Mello, Ulisses Rocha e Faiska.

Os Professores JP, que ministra aulas de bateria, Mazin e Jean, que ensinam guitarra e violão, estiveram no evento. A princípio, os músicos JP e Mazin iriam apresentar-se em duas datas predefinidas no estande da Tagima, mas, após o sucesso da primeira apresentação, os músicos foram convidados para tocar durante todos os dias do evento em mais dois estandes.
Durante a apresentação no estande da Leson, os professores tocaram com dois grandes mestres da música brasileira: o Guitarrista Michel Leme, que começou a tocar após parabenizar o Guitarrista Mazin e, também, o multinstrumentista Arismar do Espírito Santo, que assumiu a batera fazendo uma bela apresentação. O Professor Mazin ainda foi convidado para acompanhar o músico Thiago do Espírito Santo no estande na N. Zaganin, também tocando no estande de pedais Fuhrmann, dando canja com outros músicos.




No show aberto ao público geral, sábado, dia 25 de setembro, no estande da Tagima, os professores da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes tocaram com o baixista Cristiano Oliveira (que toca com Marcinho Eiras), fazendo grande sucesso com os presentes na feira e na internet, recebendo inúmeros elogios pelo Twitter. A Tagima é a maior fabricante de guitarras e violões do Brasil, foi um dos estandes com mais visitas na ExpoMusic 2010, e o Professor e Guitarrista Mazin Silva está sendo lançado pela mesma.
Sendo um músico de destaque no estado de Santa Catarina, o Professor Jean também foi convidado para se apresentar na Expomusic 2010, representando os seus patrocinadores. Sendo assim, no dia 26 de setembro, dia em que a feira abre suas portas para o público geral, o guitarrista se apresentou no estande da marca de pedais Fuhrmann, tocando músicas de composição própria e também de Joe Satrianni. Além da fabricante de pedais, o Professor Jean também é patrocinado pela marca de amplificadores Meteoro e pela fabricante e importadora de instrumentos Solez.

É importante salientar que os professores JP, Mazin e Jean, foram os únicos músicos do Estado de Santa Catarina que se apresentaram na Feira Internacional de Música.
Parabéns ao Professores pelo sucesso e participação na 27º Expomusic!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

2º Encontro de Música Instrumental agita segunda edição do Super Sábado na Rua XV

Enquanto o comércio recebia o público em suas lojas e os prestadores de serviços ofereciam orientações diversas aos cidadãos durante todo o sábado, dia 18 de setembro, a praça em frente ao Teatro Carlos Gomes oferecia música instrumental de qualidade para animar o público do evento.
Professores e alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, em parceria com outros grandes músicos da região, compondo diferentes grupos de música instrumental, apresentaram-se em frente ao teatro, com o objetivo de mostrar diferentes estilos de música instrumental à comunidade blumenauense. Durante todo o sábado os grupos apresentaram diferentes estilos musicais que circulavam entre a bossa nova, a MPB, o jazz, o samba e o choro, entre outros.
Durante a tarde de sábado, os Professores JP, Mazin e Suelen ministraram na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, workshops de bateria, guitarra e sax, respectivamente. Após os workshops as apresentações continuaram com o Quarteto da Vila, Full Trio e, para finalizar, com a apresentação de maracatu do Grupo Capivara.
Confira os vídeos das apresentações dos grupos Alegria do Choro e Trio Mazzaropp






quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cirque Du Soleil busca músicos no Brasil!

Cirque Du Soleil é uma importante organização sediada na cidade de Montreal, Canadá, que oferece entretenimento artístico de alta qualidade. A empresa conta com mais de 4.000 colaboradores vindos de 40 países diferentes, incluindo 1.200 artistas. O Cirque Du Soleil já trouxe encantamento e alegria para cerca de 90 milhões de espectadores em mais de 200 cidades nos cinco continentes.
Você é Músico Profissional e procura um novo lugar para a sua paixão? O Cirque Du Soleil está oferecendo oportunidades de carreira para instrumentistas e cantores! Se você sabe trabalhar em equipe, tem a mente aberta e está pronto para viver novas aventuras, talvez exista um lugar para você em um dos 21 espetáculos atuais da organização ou nos outros que estão por vir. Nos espetáculos do Cirque Du Soleil a música é tocada ao vivo, com composições originais, que foram cuidadosamente selecionadas para acompanhar cada ato. Os músicos devem estar  sempre preparados para reagir ao imprevisível das performances ao vivo, fornecendo um acompanhamento contínuo da ação no palco. Incluindo todos os espetáculos, o Cirque Du Soleil emprega, atualmente, 142 instrumentistas e 45 cantores.
O Cirque Du Soleil está a procura de:
CANTORES
Tipos de vozes: Soprano, Mezzo, Tenor e Contra tenor.
 Estilos: Lírico, Rock, Soul/R&B, Gospel, Pop e Étnico 
MAESTROS INSTRUMENTISTAS
Músicos que tem capacidade de dirigir e tocar simultaneamente
INSTRUMENTOS DE TECLADO
Piano, teclados e acordeão
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
Bateria e percussão: Clássica e Popular
INSTRUMENTOS DE CORDA
Violino, violoncelo, guitarra, baixo elétrico e acústico,
viola da gamba e multiinstrumentistas
INSTRUMENTOS DE SOPRO
Saxofone, trompete, trombone, oboé, flauta doce,
fagote e multiinstrumentistas – sobretudo saxofonistas /tecladistas
QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS PARA OS INSTRUMENTISTAS
Muito boa técnica em um ou vários instrumentos;
 Excelente interpretação de diversos estilos musicais (clássico, pop, rock, jazz
e internacional); ou seja, a capacidade de combinar todos os gêneros e estilos;
 Musicalidade e excelentes habilidades em improviso;
 Boa presença de palco;
 Para os Maestros: grandes conhecimentos musicais, sólida liderança, conhecimentos
tecnológicos e capacidades de gestão; 
QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS PARA OS CANTORES
 Excelente técnica vocal e bastante experiência profissional;
 Versatilidade; ou seja, a capacidade de combinar vários gêneros e estilos;
 Forte presença de palco;
 Musicalidade; 
PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITAR OS SEGUINTES LINKS:
Instrumentistas:
Inscrever-se Online: http://bit.ly/c39H3k
Cantores: 
Inscrever-se Online: http://bit.ly/9hULm5
 Ambiente de trabalho: 
 
www.cirquedusoleil.com/pt/jobs/casting/work.aspx

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Professores e Alunos da Escola de Música se destacam no 17º FESCATI

Realizado através da Fundação Cultural de Timbó, o 17º FESCATI – Festival da Canção de Timbó, reuniu 54 participantes e um grande público atento às apresentações. Durante as noites dos dias 10 e 11 de setembro, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, a banca de jurados se reuniu para analisar as performances dos músicos que foram divididos em três fases distintas:
Fase 1: Interpretação – Estudantil, para alunos com até 12 anos matriculados na rede de ensino fundamental de Santa Catarina;
Fase 2: Interpretação – Estudantil, para alunos do Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 13 e 17 anos, matriculados em unidades de ensino de Santa Catarina.
Fase 3: Interpretação – Geral, para pessoas a partir de 18 anos.
A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes teve grande participação no festival, desde a banca examinadora, composta também pelos professores Renato Mór (violão clássico) e Roseli Weingartner (canto erudito) até a Fase 3, de Interpretação Geral, onde, a Professora Paula Tessarolo interpretou belamente a canção Passarim, de Tom Jobim, conquistando o segundo lugar na categoria.
As alunas do Canto Popular, Heloisa e Bruna, também se destacaram na Fase 2. Heloisa Helena Darosci, estudante do Colégio Luís Delfino, interpretou a canção Como Nossos Pais, de Belchior e ganhou o terceiro lugar. A aluna da Escola de Educação Básica João Wiedemann, Bruna Ranguetti, cantou a música Erva Venenosa, de Rita Lee, ganhando o Troféu Revelação da categoria.
Parabéns às alunas e professora pelas excelentes participações na décima sétima edição do Festival da Canção de Timbó!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vitor Zendron da Cunha vence VIII Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith

Aconteceu, entre os dia 09 e 13 de setembro, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, localizada no Centro de Curitiba, a oitava edição do prestigiado Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, marcado pela presença de personalidades da área de educação e cultura, grandes compositores e autores. Devido à sua credibilidade e crescente importância no cenário musical, esta é a segunda edição do concurso aberta para todo o território nacional. A alta qualidade do concurso também é destacada pela criteriosa formação da Banca Examinadora, composta sempre por pianistas virtuosos, maestros, professores e músicos, todos com reconhecimento nacional e internacional. Nesta última edição do concurso, o famoso Pianista Antônio Bezzan fez parte da comissão de jurados.
Representando a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, estava o aluno do Professor Reginaldo do Nascimento, Vitor Zendron da Cunha. O jovem de 13 anos destacou-se em sua categoria, conquistando o 1º lugar. A categoria de jovens pianistas até 14 anos estava muito competitiva, incluindo um vencedor de 06 prêmios de primeiro lugar, conquistados em outros concursos. Vítor tocou esplendidamente, impressionando todos com seu profissionalismo precoce.
O VIII Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith é o evento mais importante do cenário musical do Paraná e é realizado pela Unicultura- Universidade Livre da Cultura, com o apoio da Trento Comunicação Integrada e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Parabéns ao jovem pianista Vitor Zendron da Cunha pela importante conquista e pela dedicação nos estudos de piano.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2º Encontro Instrumental e Workshops diversos! Sábado, dia 18 de setembro


Com o objetivo de mostrar a música instrumental para a comunidade blumenauense, o Encontro Intrumental realiza a sua segunda edição reunindo grupos que se apresentarão durante todo o sábado, dia 18 de setembro.
O evento vai contar com a participação de Professores da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e, também, de grandes músicos da região do Vale do Itajaí. O encontro entre trios, quartetos e bandas de música instrumental pretende tocar grandes clássicos da bossa nova, jazz, samba, choro, funk, entre outros estilos.
Os grupos confirmados no 2º Encontro Instrumental são:
09:00 às 09:45 - Grupo Alegria do Choro
10:00 às 10:45 - Full Trio
11:00 às 11:45 - Trio Mazzaropp
15:00 às 15:30 - Grupo Capivara
15:30 às 16:30 - Quarteto da Vila
16:30 às 17:30 - Fernando Andrade dos Santos
A partir das 14 horas também serão ministrados, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, diversos workshops, com duração de uma hora, custando apenas R$10,00 por modalidade. Confira os cursos oferecidos:

Guitarra, com o Professor Mazin
Bateria, com o Professor JP
Gaita de Boca, com o Professor Fernando
Sax, com a professora Suelen

Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes ou na Loja Graves & Agudos do Shopping da Hering.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Teatro Carlos Gomes emociona no Desfile Comemorativo do Aniversário de Blumenau

Blumenau comemorou seus 160 anos em uma linda manhã ensolarada de quinta-feira, dia 2 de setembro, com o tradicional desfile na Rua XV de Novembro, de entidades e instituições diversas que, com suas comunidades, homenagearam a cidade do Vale do Itajaí.
O Teatro Carlos Gomes esteve presente em grande estilo e desfilou emocionando os espectadores. Dos 160 anos de Blumenau, o Teatro participa há 150 anos da história da cidade e mostrou isso no desfile com trajes épicos, com as comunidades de suas escolas de teatro, música e dança,  e com um lindo carro alegórico, que mostrou todas as décadas do Teatro e os bastidores da cena. Intitulado O Avesso da Cena, o carro representou o esforço de atores, colaboradores, músicos e dançarinos em preparar o espetáculo com beleza e qualidade, mostrando o que acontece atrás do palco, o esforço para preparar a cena. Representando o Maestro Heinz Geyer e a Escola Cia. Carona de Teatro, estava o ator James Beck, o mesmo que representou o maestro no recém lançado curta-metragem sobre a sua vida. A Escola Pró Dança colocou no carro duas Bailarinas com sua Professora ensaiando. Representando os colaboradores do Teatro e a parte técnica do palco como os ajustes de sonorização e iluminação, esteve o funcionário Imo. E, representando a Escola de Música no carro, estavam a Professora Suelen, com seu Sax e a Aluna Elaine, com sua alfaia, fazendo a marcação para o Grupo de Percussão que puxou o desfile com  diversos ritmos brasileiros.
O Grupo de Percussão, coordenado pelo Professor Ivan Pacheco Gomes, na perfeita harmonia entre erudito e popular, representou a face popular e moderna do Teatro Carlos Gomes. Os colaboradores e professores também desfilaram com trajes e figurinos que marcaram a historia do Teatro, estacando-se a Bibliotecária Marli Schiavenin, que representou muito bem o inesquecível Carlitos, de Charles Chaplin.
O Teatro desfilou com beleza e muito envolvimento com os espectadores da Rua XV, o esforço deve-se ao comitê organizador, composto pelos diretores das Escolas do Teatro, a Direção Geral e colaboradores, coordenado pelo Publicitário Rodrigo Dalmolin, que concebeu o carro O Avesso da Cena com a colaboração e execução de Everton Duarte.
Parabéns à comunidade do Teatro Carlos Gomes que compareceu ao desfile e fez parte da história de 150 anos da Instituição.
















fotos: Aline Cruz

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aula Coletiva de Canto Popular

Aconteceu, na última segunda-feira, dia 30 de agosto, a Aula Coletiva de Canto Popular, ministrada pela Professora Mareike Valentin, aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

O objetivo da aula foi trabalhar os aspectos interpretativos da canção, focando o entendimento profundo do texto da masma para, então, definir-se a escolha de interpretação, orientando a expressão corporal.

A Professora Mareike aplicou dinâmicas onde as alunas participantes puderam descontrair-se e conhecer melhor o grupo.

Através de jogos teatrais feitos na aula, as alunas despetaram o corpo para o trabalho interpretativo, com o foco na expressão corporal/vocal para a exteriorização de sentimentos diferentes.

Nesta aula, ao contrário de outras, as alunas não cantaram. Por outro lado, foram surpreendidas ao reconhecerem textos utilizados durante a aula como sendo de canções, já conhecidas por elas há mais tempo.

Este momento, inicialmente em grupo, foi importante para o processo que agora terá continuidade, individualmente, nas próximas aulas.

Vale reforçar e agradecer a presença de todas as alunas da Professora Mareike. Foi a primeira aula em que a professora teve 100% dos alunos presentes!












fotos: Mareike Valentin