quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alunos do Centro de Desenvolvimento Infantil Deputado Francisco Mastela visitam o Teatro Carlos Gomes

Durante a tarde de segunda-feira, dia 25 de outubro, a Escola de Música recebeu os alunos do Centro Infantil Deputado Francisco Mastela, localizado na cidade de Gaspar. As crianças conheceram todo o Teatro Carlos Gomes, incluindo a Escola de Música e suas atividades. O objetivo da visita era ilustrar o conteúdo trabalhado nas aulas de música, mostrando aos alunos da educação infantil, a família de instrumentos que compõem uma orquestra.
Durante a proveitosa visita, os alunos conheceram a Biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. As crianças foram recepcionadas pela Bibliotecária Marli Gonçalves e pela diretora pedagógica da Escola de Música, Professora Noemi Kellermann, e tiveram a oportunidade de conhecer o acervo de instrumentos da Biblioteca e assistir um filme sobre o Violoncelo.
Depois da passagem pela Biblioteca, as crianças realizaram atividades de Musicalização Infantil com a Professora Suelen Mondini. Para terminar a visita, os alunos conheceram o Auditório Heinz Geyer, onde estavam expostos o Contrabaixo e Tímpano, instrumentos que despertaram muita atenção e curiosidade das crianças. Neste momento, também tiveram a oportunidade de assistir parte das aulas de ballet e sapateado.
As crianças, que são alunos do Pré I e do Pré II, visitaram o Teatro Carlos Gomes acompanhadas pela Professora de Música Maria Antônia Schimitz, também Diretora da Escola Fabiane Melatto Zimmermann, e pelas professoras regentes de turma.

Tanto crianças como professoras sairam maravilhadas com a visita e agradecidas pela oportunidade que foi dada. Uma experiência que nossos pequenos não irão esquecer.
Professora de Música Maria Antônia Schimitz







Fotos: Marli Gonçalves

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aulas Coletivas do Departamento de Piano adotam o formato Mini Master Class

Nos dias 15 e 16 de outubro, alunos dos cursos do Departamento de Piano se encontraram para tocar, ouvir, compartilhar experiências e aprender com outros professores na Aula Coletiva. Em sua 4ª edição e com horário expandido para 10 horas, a aula adota o formato intitulado pelos professores: Mini Master Class. Através deste formato, os professores garantem uma oportunidade para os alunos em duas categorias: Ouvintes e Executantes. Dentro da categoria Executantes estão os alunos que querem, e se encontram preparados, para participar da aula apresentando-se, escolhendo, juntamente com seu professor, o repertório que tocará para outro professor do Departamento, que tecerá comentários. Já na categoria Ouvintes encontram-se os alunos que assistem o decorrer da aula, enriquecendo seu repertório auditivo e aprofundando seus conhecimentos sobre técnica, interpretação e o contato com seus colegas de instrumento.
Este é um momento onde os cursos saem do trabalho individual, de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, para o trabalho coletivo, onde são exteriorizados os aspectos trabalhados individualmente e também são abordados novos aspectos como o preparo para futuras Apresentações Internas.

Como professor, sinto-me satisfeito ao observar o progresso tanto dos meus alunos quanto dos alunos dos outros professores. É muito importante acompanhar o crescimento do grupo de alunos do Departamento de Piano. Como músico, fico entusiasmado ao presenciar um movimento musical tão vasto (desde os primeiros níveis dos cursos até os mais avançados) dentro de nossa Escola. Com certeza teremos muitos bons frutos despontando.
Professor Paulino Junkes Jr.


O Departamento de Piano da Escola de Música , periodicamente, faz Aulas Coletivas com os seus alunos. Acho esta prática muito proveitosa tanto para os alunos, como para os professores. Para os alunos, porque eles vão se conhecendo e se ouvindo tocar. Para os Professores, é importante pela troca de idéias na avaliação dos alunos.
Professora Rose A. Praun







                                                foto: Bruna Sutter

                                                                     foto: Aline Cruz
 

                                                                     foto: Aline Cruz 

                                                                      foto: Aline Cruz 
 
                                                                 foto: Aline Cruz

                                          

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Coral Juvenil da Escola de Música apresenta-se em mais uma edição do Super Sábado

O sol voltou a brilhar na manhã do último sábado, dia 16 de outubro, para receber os transeuntes da Rua Quinze de Novembro em mais uma edição do evento Super Sábado, onde comerciantes diversos oferecem um dia de entretenimento e prestação de serviços diferenciados para a comunidade, proporcionando atividades lúdicas e entretenimento.
Novamente, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes foi representada no evento e, a atração deste sábado, foi o Coral Juvenil. Sob regência da Professora Marlene Thiel, o grupo de jovens cantores apresentou-se nas escadarias da Igreja da Matriz. O grupo de coro juvenil apresentou um repertório bem diversificado, com temas que iam desde o clássico, passavam pelo pop norte-americano, folclore brasileiro e africano e MPB. A apresentação foi executada com o acompanhamento do virtuoso pianista Vítor Zendron da Cunha, que também já foi integrante do Coral Juvenil.
A atração da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes encheu de alegria a escadaria da Igreja Matriz, fazendo muitos transeuntes parar e admirar as lindas vozes dos jovens cantores. Para finalizar a apresentação, os jovens cantaram uma canção do folclore pernambucano, Duas Cirandas, onde convidaram os espectadores da apresentação a entrar na dinâmica da cantiga de roda, integrando e divertindo todos os presentes.
O Coral Juvenil da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes foi fundado no ano de 2008 e é voltado para adolescentes que tem afinidade com o universo da música. As atividades do coral proporcionam a inclusão e o conhecimento, desenvolvendo a sensibilidade, a disciplina, o trabalho em grupo e o sentimento de valorização. Os grupos de coral juvenil fazem parte do Projeto Ponto de Cultura e seus encontros são disponibilizados gratuitamente no espaço da Escola de Música, na Escola Machado de Assis e no CEDUP.



 









fotos: Aline Cruz



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grupos de Musicalização Melhor Idade e Musicalização Som e Emoção se apresentam na Mostra da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental e, em virtude desta data, a Prefeitura de Blumenau está promovendo entre os dias 1º e 22 de outubro encontros e oficinas para discutir a saúde mental e os atendimentos terapêuticos. O principal objetivo do evento é permitir aos profissionais, usuários e comunidade em geral integração com informações úteis, visando o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde Mental.
Assim sendo, aconteceu no dia 15 de outubro, dentro das atividades propostas pela Semana da Saúde Mental, o evento Mostra da Saúde Mental. Os usuários dos diversos CAPS apresentaram, no auditório do Bloco J da FURB, artesanato de bijuterias, culinária, música, dança e, também, demonstraram o trabalho que desenvolvem na Rádio Fortaleza.
A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes em parceria com o CAPS oferece aos usuários da instituição, aulas de Musicalização para Adultos e, na Mostra da Saúde Mental, o Grupo de Musicalização Som e Emoção, coordenado pela Professora Suelen Mondini, se apresentou, cantando músicas do folclore brasileiro, com as participações especiais do Grupo de Musicalização Melhor Idade e do Professor Jurian Sutter, que ministra aulas de violão na Escola de Música.
O Grupo de Musicalização – Som e Emoção tem encontros semanais, com duração de uma hora, coordenados pela Professora Suelen, no espaço da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. O objetivo das atividades desenvolvidas é incorporar o universo musical à vivência do paciente, desenvolvendo aspectos psicomotores e sócio-afetivos, no constante aprendizado de ouvir, cantar e se expressar. Dentro deste contexto, realizam-se atividades que desenvolvem a concentração, a musicalidade, a expressão corporal, a criatividade e o manuseio com os instrumentos de percussão.
A parceria entre a Escola de Música e o CAPS e, também, o Grupo de Musicalização Melhor Idade, fazem parte do Projeto Ponto de Cultura, onde, as aulas de musicalização são oferecidas gratuitamente aos usuários e comunidade acima de 50 anos, respectivamente.




     




A música existe para que possamos sentir o eco do Universo através de nós. Para captar essas vibrações, precisamos de uma música arrojada – estimuladora da mente, heurística, imaginativa - , uma música na qual mente e corpo se unam em ações de autodisciplina e descoberta.
Murray Schafer




Colaboração: Professora Suelen Mondini





fotos: Aline Cruz

Atenção para os cursos gratuitos que a Escola de Música oferece

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atenção para a Aula Coletiva do Departamento de Piano!

O Departamento de Piano é formado pelos cursos de Cravo, Órgão, Piano e Teclado e realizará na próxima semana a Aula Coletiva do 2º Semestre de 2010, voltada aos alunos dos cursos acima. Aproveitando o sucesso das últimas aulas coletivas e aprimorando o formato Mini Master Class, já em sua 4ª edição, a aula continua com seu horário ampliado (adotado no semestre passado) de 10 horas de duração. Sexta-feira (15/10) das 10h às 12h e das 14h às 19h, e Sábado (16/10) das 9h às 12h.

Os professores garantem uma oportunidade para os alunos em duas categorias: Ouvintes e Executantes. Fazem parte da categoria Executantes, os alunos que querem e se encontram preparados para participar da aula desta forma, escolhendo juntamente com seu professor o repertório que tocará para outro professor do Departamento, que tecerá comentários. Na categoria Ouvintes, encontram-se os alunos que assistem o decorrer da aula, enriquecendo seu repertório auditivo e aprofundando seus conhecimentos sobre técnica, interpretação e o contato com seus colegas de instrumento.

Este é um momento onde os cursos saem do trabalho individual, de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, para o trabalho coletivo, onde são exteriorizados os aspectos trabalhados individualmente e também abordados novos aspectos como o preparo para futuras Apresentações Internas.
Professor Paulino Junkes Jr.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Professora Giana Cervi lança o CD Cirandinha



Com o objetivo de trazer uma nova roupagem para a Música Popular Brasileira, reunindo composições de catarinenses como Vê Domingos e Rafaello de Goes, do gaúcho Vítor Ramil e da carioca Suely Mesquita, a cantora itajaiense Giana Cervi lança, no próximo sábado, dia 10 de outubro, o CD Cirandinha, no Teatro Municipal de Itajaí.
Outro destaque do CD Cirandinha é o pernambucano, radicado em Santa Catarina, Pochyua, compositor da música título do álbum. A cantora catarinense, que também ministra aulas de canto popular na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, fará seu show de lançamento, acompanhada pelos músicos Ozéias Rodrigues (cordas), Chico Preto (percussão), Edílson Forte-Tatu (teclado e piano), Duda Cordeiro (contrabaixos), Mário Jr. (bateria) e Ricardo Pauletti (violões), além de outros artistas de destaque da região.
O lançamento do CD Cirandinha, de Giana Cervi, começará às 20 horas, no Teatro Municipal de Itajaí, no sábado, dia 10 de outubro e os ingressos custarão R$10,00.





sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aula Coletiva de Canto Lírico: Palestra com a Fonoaudióloga Lara Castilho

A Escola de Música oferece muitas atividades para os seus alunos durante o mês de outubro. São eventos diversos como saraus, concertos, aulas coletivas e outras apresentações. Dentro da programação para o mês de outubro está a Aula Coletiva de Canto Lírico, sob a coordenação da Professora Roseli Weingartner. Com uma proposta diferenciada, a atividade disponibilizará para todos os alunos dos cursos de canto lírico, popular e das classes de coro uma palestra com a Fonoaudióloga Lara Castilho.
A Fonoaudióloga Lara Castilho é formada desde 1996 e especializou-se em Voz realizando, no ano de 2001, o mestrado em Distúrbios da Comunicação. Tanto a sua monografia quanto a sua dissertação abordaram o tema Voz do Cantor. A Fonoaudióloga trabalhou com assessoria em escola de música, fazendo parte do projeto de formação de cantores pela Prefeitura Municipal de Brusque, no decorrer do ano de 2009. Proferindo palestras, oficinas e cursos para cantores, a Fonoaudióloga Lara Castilho mantém o foco de sua temática na saúde vocal do cantor, respeitando diferentes estilos musicais.
Clinicando como fonoaudióloga, Lara Castilho atende aos mais variados estilos de cantores para tratarem de prejuízos vocais. Orienta no aperfeiçoamento e prevenção dos danos maiores ao trato vocal, devido ao mau uso da voz ou mesmo pela grande demanda na voz cantada ou falada.
A Aula Coletiva de Canto Lírico/Palestra com a Fonoaudióloga Lara Castilho será na segunda-feira, dia 25 de outubro, às 19 horas no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes. As inscrições dos interessados devem ser feitas antecipadamente na Secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.
O valor da inscrição é de R$10,00 até dia 15 de outubro, após esta data o valor passa a ser R$15,00.
Para maiores informações e inscrições contate a Secretaria pelo email

Escola de Música convida para o 4º Sarau Facamolada!


Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes