segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atenção: datas das provas de suficiência para as classes de Leitura Musical

      Atenção alunos que pretendem fazer as aulas teóricas de Leitura Musical na Escola de Música do TCG: a Prof. Sulen Mondini e o Prof. William Pohfal aplicarão as provas de suficiência para o nivelamento dos alunos que já estudaram Leitura Musical nos módulos de acordo com o seu grau de conhecimento.
Fiquem atentos às datas, horários e locais das provas:

Dia 10 de Março, quinta-feira:
Na sala 304, com a Prof. Suelen, no horário das 16h e 30min às 17h e 30 min


Dia 11 de Março, sexta-feira:
Na sala 203, com a Prof. Suelen, das 16h e 30min às 17h e 30min
Na sala 203, com o Prof. William, das 18h e 30min às 19h e 30min

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Musicalização através do Canto - Canto na Escola

      Dentro da área de Educação Musical, a Professora Mareike irá ministrar, através de uma parceria com a Fundação Cultural de Blumenau, uma oficina voltada para professores e profissionais da educação.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escola de Música realiza exposição na Biblioteca do CEDUP

A Biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes realiza, durante o mês de fevereiro, exposição no Espaço Cultura, situado na biblioteca do CEDUP. A exposição, que contou com a pesquisa e seleção de materiais feita pela bibliotecária Marli, mostra períodos importantes da trajetória de 150 anos do Teatro Carlos Gomes, através do acervo de imagens do mesmo. Nesta exposição também se destacam algumas das atividades e instrumentos da Escola de Música do TCG.
A visitação ao Espaço Cultura é aberta ao público e, diariamente, passam em média 3000 pessoas – estudantes do CEDUP e da Escola Elza Pacheco e, também, a comunidade em geral.














Novos Móveis na Biblioteca de Música

A antiga Livraria Alemã, do Grupo Todo Livro, realizou uma importante doação de móveis para a Biblioteca de Música do Teatro Carlos Gomes.
A doação de estantes e balcões de vidro otimizou o atendimento e valorizou a exposição do acervo existente. A Biblioteca de Música está aberta à comunidade para pesquisa e visitação gratuita. Os alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes podem realizar empréstimos de livros e outros materiais como cd’s, dvd’s e partituras.
O horário de atendimento da Biblioteca de Música é:
Segundas, quartas, e sextas-feiras: das 10h às 12h e das 13h às 18h;
Terças e quintas-feiras: das 10has 12h e das 13h às 20h e 30min.





Professor João Titton da UDESC na Escola de Música do TCG

O Prof. João Titton, da UDESC, realizará nos próximos meses, na Escola de Música do TCG, aulas mensais de violino preparatórias para os vestibulandos. As aulas iniciaram em fevereiro com 08 alunos e seguem até o vestibular. A partir de março, o Prof. Titton deverá ministrar as aulas mensalmente nos sábados até setembro em datas que serão brevemente divulgadas.

Mestre pela University of Cincinnati (EUA, Prof. Won-Bin Yin) e formado pela EMBAP, João Eduardo Titton, atualmente, é Professor no curso de Bacharelado em Música - Opção Violino na UDESC. Já participou como professor nos Festivais de Inverno UNISINOS, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e na Oficina de Música Instrumental e Vocal de Itajaí. Segue, desde 1992, um contínuo trabalho orientado pelo Professor Paulo Bosísio. Participou de cursos e masterclasses com os professores: Lee Fiser (La Salle String Quartet), Peter Oundjian (Tokyo String Quartet), Eric Rosenblith e Jaime Laredo.

Coordenou no Departamento de Música do Centro de Artes, o Programa UDESC MUSICAL, e atualmente coordena dois projetos de extensão a ele associados: Orquestra UDESC e o Projeto PlanetaMúsica, projeto que proporciona concertos didáticos à comunidade.

Também atuou como spalla e solista em projetos da Orquestra de Câmara de Curitiba (1998-2001) e Camerata Florianóplis (2001-2006), bem como nos conjuntos de Câmara: Quarteto Brasilis (1992-1995), Quinteto de Cordas de Curitiba (1998-2001) e Quarteto de Cordas UDESC (desde 2003), e nos Duos: Titton/Mantovani (2004-2005) (violão), Titton/Zamith (desde 2005) (Piano) e o Duo Campeche (desde 2001) com o pianista Alberto Heller.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aluno de Cravo da Escola de Música se destaca na 29ª Oficina de Música de Curitiba

Durante o mês de janeiro, aconteceu um dos mais importantes festivais de música do Brasil, a 29ª Oficina de Música de Curitiba, onde são convidados professores de diversas partes do mundo. Participando ativamente do famoso festival desde 1996, o Maestro Roberto Rossbach, também Professor de Piano e Cravo da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, levou neste ano de 2011, para participar da vigésima nona edição do evento, seu único aluno de cravo, Israel Weingartner.
O Professor Roberto levou Israel para estudar com o Professor Jacques Ogg, do Conservatório Real de Haia (Holanda). O aluno da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, que estuda cravo desde os nove anos de idade, impressionou todos pelo seu interesse e seriedade. É muito difícil, um jovem de 13 anos, atualmente, se interessar por um instrumento que, para nós, ainda é tão exótico. Israel também se impressionou com o cravo de época no qual ele e o Professor Roberto tiveram aula, um modelo Pascal Taskin, réplica de um cravo francês do século XVIII, construído pelo craveiro paulista William Takahashi.
O aluno Israel Weingartner é bolsista pela Hering e vem obtendo grandes progressos nas aulas de cravo, o que fez seu professor incentivá-lo na inscrição desta oficina. A participação em atividades extracurriculares, como oficinas, Master Classes, workshops e audições empolga e motiva os alunos além da prática, estimula os estudos e a pesquisa.
Parabéns ao Professor Roberto Rossbach pela iniciativa e ao aluno Israel pela participação na 29º Oficina de Música de Curitiba.














terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SESC Cultura promove Concerto de Violão com o Professor William Pofahl

Durante o ano inteiro o SESC incentiva e vive as culturas regionais de onde estão inseridas as suas unidades. Sendo assim, a instituição promove múltiplas atividades, visando a formação cultural, desde a formação de artistas, públicos e produtores, até a promoção de espetáculos, mostras,  exposições e festivais valorizando as produções locais. As ações do SESC são multidisciplinares e tem como objetivo a inclusão social e o acesso aos bens artísticos e culturais.
Dentro dos Projetos Musicais, o SESC realiza apresentações locais e, no próximo domingo, dia 06 de fevereiro, às 20 horas, acontece o Concerto de Violão, com o Professor William Pofahl, no Auditório Edith Gaertner, da Fundação Cultural de Blumenau. A apresentação musical terá repertório erudito, abrangendo diversos estilos e períodos da história da música. O Professor William ministra aulas de violão erudito e popular na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.
Os Projetos do SESC Cultura abrangem as Artes Cênicas, Visuais, Bibliotecas, Música, Literatura e Cinema e as apresentações tem entrada gratuita. Para saber mais da programação do SESC Cultura para Blumenau no mês de fevereiro, acesse www.sesc-sc.com.br/cultura .