quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Grupo Sopratutto se apresenta na abertura da SIPAT Unimed

Durante a semana de 08 a 12 de novembro, acontece na unidade Unimed - Centro a SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, evento voltado a todos os colaboradores da Unimed com o objetivo de conscientizar, através de diversas atividades de integração, as práticas seguras e a utilização adequada de EPI no ambiente de trabalho.
A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes também participou desse evento e o Grupo de Flautas Sopratutto apresentou-se na abertura do mesmo. Durante a manhã de segunda-feira, dia 08 de novembro, o grupo, composto pelas professoras Rose Praun, Susan Volkmann, Garbareth de Mattos, pelo Professor Rodrigo de Faria e pela aluna de flauta doce e transversal Gabriela Sedrez, apresentou-se no estacionamento da unidade Unimed-Centro, fazendo a abertura da SIPAT de maneira bastante pedagógica, explicando a função de cada uma das flautas e contextualizando as suas peças executadas com o momento histórico em que elas foram compostas.
Fundado em 2008, o conjunto de flautas doces nasceu da iniciativa da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, que observou a dificuldade dos jovens músicos da região em desenvolver um trabalho sério e profundo de música de câmara, bem como a carência de professores experientes na área de música antiga e flauta doce. Integram o Sopratutto professores e alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e, também, professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música da FURB. Coordenado pela Professora Rose Praun, que ministra aulas de flauta doce, corepetição e piano, o conjunto de flautas doces Sopratutto representa hoje uma das mais regulares iniciativas na música de câmara no Vale do Itajaí. Sendo um dos únicos grupos de flauta do estado que não se restringe a fins puramente pedagógicos, o Sopratutto focaliza-se no repertório barroco e renascentista, música brasileira e experimental. O conjunto é composto basicamente por um septeto de flautas de diferentes afinações e, apresentando-se com músicos convidados, como organistas, cravistas, cantores entre outros, pode-se explorar diferentes sonoridades e formações, desde solos a grandes obras policorais, sendo o quarteto, com ou sem acompanhamento, a sua formação principal.




 Fotos: Aline Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário