No dia 10 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental e, em virtude desta data, a Prefeitura de Blumenau está promovendo entre os dias 1º e 22 de outubro encontros e oficinas para discutir a saúde mental e os atendimentos terapêuticos. O principal objetivo do evento é permitir aos profissionais, usuários e comunidade em geral integração com informações úteis, visando o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde Mental.
Assim sendo, aconteceu no dia 15 de outubro, dentro das atividades propostas pela Semana da Saúde Mental, o evento Mostra da Saúde Mental. Os usuários dos diversos CAPS apresentaram, no auditório do Bloco J da FURB, artesanato de bijuterias, culinária, música, dança e, também, demonstraram o trabalho que desenvolvem na Rádio Fortaleza.
A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes em parceria com o CAPS oferece aos usuários da instituição, aulas de Musicalização para Adultos e, na Mostra da Saúde Mental, o Grupo de Musicalização Som e Emoção, coordenado pela Professora Suelen Mondini, se apresentou, cantando músicas do folclore brasileiro, com as participações especiais do Grupo de Musicalização Melhor Idade e do Professor Jurian Sutter, que ministra aulas de violão na Escola de Música.
O Grupo de Musicalização – Som e Emoção tem encontros semanais, com duração de uma hora, coordenados pela Professora Suelen, no espaço da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. O objetivo das atividades desenvolvidas é incorporar o universo musical à vivência do paciente, desenvolvendo aspectos psicomotores e sócio-afetivos, no constante aprendizado de ouvir, cantar e se expressar. Dentro deste contexto, realizam-se atividades que desenvolvem a concentração, a musicalidade, a expressão corporal, a criatividade e o manuseio com os instrumentos de percussão.
A parceria entre a Escola de Música e o CAPS e, também, o Grupo de Musicalização Melhor Idade, fazem parte do Projeto Ponto de Cultura, onde, as aulas de musicalização são oferecidas gratuitamente aos usuários e comunidade acima de 50 anos, respectivamente.
A música existe para que possamos sentir o eco do Universo através de nós. Para captar essas vibrações, precisamos de uma música arrojada – estimuladora da mente, heurística, imaginativa - , uma música na qual mente e corpo se unam em ações de autodisciplina e descoberta.
Murray Schafer
Nenhum comentário:
Postar um comentário